Pesquisa de Verão no Litoral Catarinense revela crescimento do Turismo

Pesquisa de Verão no Litoral Catarinense revela crescimento do Turismo

Os resultados da 12ª edição da Pesquisa de Verão 2023/24 no Litoral Catarinense foram divulgados no dia 19 de março, em Florianópolis, pela Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), o evento contou com a presença de autoridades, pessoas ligadas ao Trade de Turismo do Estado e a imprensa.

O evento também contou com a participação do Coordenador de Ações Estratégicas da Regional-Sul da Embratur, Luciano Boico.

Os dados indicaram um aumento no número de turistas na faixa etária de 31 a 60 anos, além de uma tendência de crescimento nos grupos de casais sem filhos. A proporção de famílias se manteve estável, em torno de 50%. O aumento no número de turistas em excursões (4,7%) impactou no tamanho médio dos grupos, que passou de 4 para 5,5 pessoas.

A pesquisa revelou dados fundamentais sobre o perfil e o comportamento dos turistas, bem como o impacto econômico da temporada de verão nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul. “Essas informações são cruciais para o desenvolvimento de estratégias que visam fortalecer o setor turístico e impulsionar a competitividade nos próximos anos”, explicou o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.

O evento contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, que destacou as mudanças constantes no turismo. “Para acompanharmos essa evolução, precisamos nos basear em pesquisas. A Fecomércio é um parceiro essencial nesse processo, pois nos fornece dados valiosos que nos permitem tomar decisões estratégicas. Através da análise e da constante busca por inovações, podemos garantir que o turismo catarinense continue crescendo e se consolidando como um dos principais setores da economia do estado”, pontua Evandro.

“Com a criação da Estação de Inverno de SC, estamos expandindo a oferta turística do estado e buscando novos mercados. Participamos de feiras e eventos nacionais e internacionais para apresentar nossos produtos e serviços, sempre buscando ser competitivos. O verão é um produto consolidado, mas a concorrência é grande. A estação de Inverno, por outro lado, oferece oportunidades durante todo o ano”, completa o secretário de Turismo.

Pesquisa de Verão

A Pesquisa de Verão 2023/24 destaca um crescimento de 4,7% no número de turistas em excursões esse ano, impactando no tamanho médio dos grupos, que passou de 4 para 5,5 pessoas. Além disso, Florianópolis e Balneário Camboriú foram os destinos mais populares entre os turistas estrangeiros, enquanto São Francisco do Sul e Laguna foram os preferidos pelos turistas nacionais.

A maioria dos visitantes que desfrutaram do Litoral Catarinense foram brasileiros (82,7%). Quanto aos estrangeiros, os argentinos mantiveram a maior fatia, com 11,3%.

Confira o relatório completo aqui: https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/pesquisa-turismo-de-verao-no-litoral-catarinense-2024/

ABRAJET presente na reunião

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET compõe a Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), o Presidente Nacional ABRAJET, Evandro Novak e a Presidente da ABRAJET-SC, Maely Silva, foram convidados e participaram da apresentação representando os jornalistas especializados em Turismo associados da Entidade.

“Saímos motivados deste reunião a cada vez mais divulgar o Turismo do Estado de SC, as estatísticas nos revelam o bom momento que o Estado de SC está fala o Presidente Nacional da ABRAJET, Evandro Novak”.

Para a Presidente da ABRAJET-SC, Maely Silva, é muito importante que a Entidade participe da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-SC, pois como jornalistas especializados em Turismo conhecer os dados, as pesquisas e estatísticas é fundamental para cumprir o nosso papel com informações corretas a população.

Com informações da Fecomércio SC