Festuris Gramado: A menos de 30 dias da abertura, Festuris lança novidades

Festuris Gramado: A menos de 30 dias da abertura, Festuris lança novidades

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello reuniram jornalistas e criadores de conteúdos para apresentar a 36ª edição.

Por Fernando Gusen

Está aberta a contagem regressiva para o 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo. Os CEOs do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, promoveram um sunset nesta terça, dia 8, para apresentar para jornalistas e criadores de conteúdo de Gramado e região os destaques para o evento deste ano.

“O Festuris é um evento que tem uma responsabilidade muito grande porque a gente fala com o mercado turístico mundial há 36 anos. E este caminhar começou vislumbrando o mercado internacional desde o início, na segunda edição nos aventuramos mundo afora para aprender como se faziam eventos”, relembrou Marta.

Considerada a feira de negócios mais efetiva das Américas, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, terá sua abertura oficial na noite do dia 7, no Palácio dos Festivais. A programação deste ano será de 7 a 10 de novembro no Serra Park, e estão mantidas as perspectivas de ampliação, especialmente no número de marcas expostas e unidades de negócios.

Na última edição, em 2023, cerca de 2.500 marcas participaram do Festuris distribuídas em pelo menos 400 unidades de negócios como mesas, balcões, lounge e estandes. No ano passado, 40 destinos internacionais estiveram em Gramado. Para esta edição já estão confirmados 53 países.

Os organizadores estimam que haverá um crescimento no número de marcas expostas, especialmente as internacionais. A um mês do evento já se percebe um aumento na procura pelos espaços segmentados como LGBT+ e Luxury, que ganham mais visibilidade a cada edição. Com relação à presença de público, estima-se repetir o sucesso do ano passado, quando cerca de 15 mil pessoas circularam pelos corredores nos dias de programação.

“A feira trará novidades como o Salão do RS que vai destacar e potencializar o nosso estado, a nossa cultura, integrando municípios, governo estadual, empresas e exaltar as riquezas do nosso turismo”, destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

MEETING FESTURIS – O grande palco de conteúdos terá duas manhãs intensas com pautas diversificadas. As palestras ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro e as inscrições podem ser feitas pelo site www.festurisgramado.com

A temática central estará voltada a “Conexão Futuro”, e dentre os assuntos discutidos estão o turismo regenerativo e a sustentabilidade. A grade de conteúdo também dará destaques à informação, inovação, tendências do mercado, networking, promoção de destinos e aprendizado.

Profissionais do trade turístico e da imprensa, gestores públicos e estudantes estão convidados a participarem do Meeting. O valor do passaporte é R$ 349 e, além do conteúdo programático deste palco, a credencial garante acesso à feira de negócios. Para os agentes de viagens, o valor de inscrição é R$ 190 + R$ 20 de transporte solidário.

NOVIDADES – As atividades já tradicionais como os Espaços Luxury, LGBT+, Wedding, Business & Innovation, Green Experience e Food & Drinks estão confirmadas para este ano. As novidades desta edição são o Espaço Health & Wellness e o Salão Rio Grande do Sul.

O Salão RS é o local que vai dar visibilidade ao potencial turístico do Rio Grande do Sul, que sofreu com uma tragédia climática histórica. O objetivo do Festuris é mostrar em uma área exclusiva a resiliência do estado e o quanto está preparado para receber visitantes. O local contará com sinalização temática, palco de conteúdo para discussões, pórtico de acesso, painel de Led e elementos de cunho cultural tradicionalista. Resgatar a autoestima do RS é o foco principal.

A outra novidade é o espaço Health & Wellness que busca uma união entre a medicina convencional com as práticas complementares, abordando a saúde física, mental, espiritual e social. O objetivo é oferecer ao trade produtos, serviços e destinos de bem-estar e saúde, uma vez que esse turista gasta cerca de 130% a mais que o turista convencional. Outro dado relevante é que o turista Wellness (bem-estar) representa cerca de 59% das viagens, gerando mais de R$ 1,6 bilhão.‍

TRANSPORTE – O Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre reabre para pousos e decolagens no dia 21 de outubro. O Festuris terá seis operações por dia e não é necessário agendamento, basta se apresentar à equipe no portão de desembarque.

E além de Porto Alegre, o Festuris também terá operações nos aeroportos Hugo Cantergiani em Caxias do Sul e Hercílio Luz em Florianópolis. Nestes a operação será por agendamento. Mais informações no site festurisgramado.com/transporte-oficial

PRÁTICAS ESG – O Festuris está preocupado com a sustentabilidade e adotando inúmeras medidas ESG – Ambiental, Social e de Governança, e busca conscientizar seus participantes.

Redução no uso de materiais plásticos, uso de copos de papel, mexedores de bambu e o descarte e destinação correta de resíduos gerados são algumas das medidas ligadas ao meio ambiente. No Social a inclusão é uma iniciativa que estará presente, enquanto que no quesito Governança o destaque é para o aplicativo do evento e a parceria com a Braztoa e o prêmio de sustentabilidade. ‍

SOBRE O FESTURIS – O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.‍

Serviço:

36ª Festuris Gramado

De 7 A 10 de novembro de 2024

No Serra Park, em Gramado – RS

SOBRE O FESTURIS – O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2700 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

👉 Para saber mais, acesse:

www.facebook.com/festurisgramado

www.festurisgramado.com

Fonte: Festuris

Texto: Fernando Gusen

Foto: Rafael Cavalli/Festuris